Idioma:

CAFÉ ARÁBICA

A Costa Cereais  exporta grãos de café da espécie Coffea arabica. Os grãos dessa espécie possuem o maior potencial de qualidade de bebida entre as outras espécies do gênero Coffea, assim como aroma intenso e ampla gama de sabores.

A espécie arábica é uma das mais cultivadas no planeta e a mais cultivada no Brasil. Originalmente da Etiópia, o café arábica encontrou condições edafoclimáticas favoráveis no Brasil, país líder em produção de café há mais de 150 anos. O café arábica é cultivado principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Bahia.

No Brasil, a colheita ocorre entre os meses de Maio e Setembro, podendo variar de acordo com a região, Alguns exemplos de variedades de Coffea arabica são: Bourbon, Catucaí, etc.

Brasil: O maior produtor de café do mundo!

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores da bebida. O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos. Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo, em relação às questões sociais e ambientais, e há uma preocupação em se garantir a produção de um café sustentável.

A atividade cafeeira é desenvolvida com base em rígidas legislações trabalhistas e ambientais. São leis que respeitam a biodiversidade e todas as pessoas envolvidas na cafeicultura, e que punem, rigorosamente, qualquer tipo de trabalho escravo e/ou infantil nas lavouras. As leis brasileiras estão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

Fonte: CONAB